Alerta para a baixa procura de cirurgias de reconstrução de mamas em Santa Catarina

Recursos indicados por meio de emenda parlamentar estão disponíveis na Secretaria de Estado da Saúde

Foto: Assessoria Carmen Zanotto

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) destinou no ano passado R$ 1,5 milhão para a realização de mutirão de cirurgias de reconstrução de mamas. No entanto, de outubro até janeiro deste ano foram realizadas apenas 27 cirurgias e outras 37 estão marcadas. A informação foi repassada pelo Superintendente de Serviços Especializados e Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Ramon Tártari, durante reunião com a parlamentar na segunda-feira, 10. 

"Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.334 mulheres catarinenses fizeram a mastectomia entre os anos de 2014 e 2019, porém apenas 346 fizeram a cirurgia de reconstrução de mamas. Precisamos atender essas mulheres que ainda não realizaram o procedimento. Nosso objetivo é zerar a fila de espera em Santa Catarina. Por isso, faço um apelo para que a população e os veículos de comunicação nos ajudem a divulgar o mutirão", ressalta a parlamentar.  

Podem fazer a cirurgia as mulheres que por decorrência do câncer, tiveram uma ou ambas as mamas retiradas e, ou mutiladas e que ainda não fizeram a cirurgia reparadora. As pacientes devem procurar as Secretarias Municipais de Saúde do seu município e solicitarem a participação no mutirão. Também podem fazer o cadastro no site da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) www.amucc.org.br com. telefone (48) 30257185. E-mail: filazero@amucc.org.br  

Link para o cadastro:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4FTeWtXJ4iU4zepbGpbSv3Pi3cFNs_RX1L7551-U4bYzcAw/viewform

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, Hospital Universitário (HU), AMUCC e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina COSEMS/SC. 



Imagens

EDITORIAS

14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina