Coronavírus: Farmácia Básica de Lages adota protocolos de segurança e mantém a distribuição de centenas de medicamentos e insumos durante a pandemia

O horário de atendimento da Farmácia Básica de Lages é das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira

Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) foram adotadas uma série de protocolos de segurança para garantir a manutenção dos serviços ofertados na Farmácia Básica de Lages. Ainda na parte de fora, servidores da saúde fazem uma triagem com o objetivo de confirmar se as pessoas detêm a documentação necessária para retirar os medicamentos e insumos que são dispensados no local.

A partir disso, é feita uma classificação conforme o tipo de item procurado: medicamentos de uso controlado, básico, alto custo ou judicial. Os profissionais auxiliam na conferência das receitas para orientar os pacientes, se as mesmas estão dentro do período de validade. 

Logo na entrada, ainda no lado de fora, é feita a aferição de temperatura de quem chega no local e controlada a quantidade máxima de pessoas no interior do prédio. O gerente de Medicamentos da Farmácia Básica de Lages, Maurício Juarez Ciceri, explica que essas ações estão sendo colocadas em prática por orientação das organizações de saúde. "Caso o paciente apresente temperatura superior ou igual a 37.7º nós encaminhamos ao Centro de Triagem, no antigo Tito Bianchini, para que essa pessoa receba atendimento especializado", explica. 

Em alguns períodos do dia o número de pessoas que procuram pela Farmácia Básica é expressivo, e por conta disso, a Secretaria da Saúde de Lages instalou tendas na parte externa do prédio, que funciona na Rua Pereira Oliveira, no Centro. Os condutores devem redobrar atenção, pois a via está interditada para a passagem de veículos desde o cruzamento com a avenida Marechal Floriano até a Rua Felipe Schmidt. 

O Secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza reforça que as tendas foram montadas para proteger os cidadãos das intempéries climáticas, como por exemplo, chuva, sol e vento. "Como limitamos o número de pessoas dentro da Farmácia Básica, não poderíamos deixar as pessoas em pé na rua. Por isso, instalamos essa estrutura das tendas e cadeiras, com o devido distanciamento social, para que os usuários possam ter assegurado o direito de retirar os medicamentos, sem se descuidar das regras sanitárias", salienta. 

Retirada de medicamentos 

Os medicamentos disponibilizados na Farmácia Básica, serão fornecidos somente com receituários prescritos por profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A pessoa precisa estar munida da receita médica e com documento oficial com foto. No caso de a retirada ser feita por terceiros, é indispensável apresentar também a documentação do paciente que consta no receituário médico. 

As exceções acontecem no caso dos medicamentos controlados, cuja retirada deve ser feita por maiores de 18 anos. No caso de alguns medicamentos de alto custo (da classe dos retinóides) a retirada só poderá ser feita por pessoas acima de 21 anos. A recomendação é que os pacientes tenham em mãos também o cartão SUS para efeitos de cadastro no sistema. 

As pessoas podem consultar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, a chamada Remume, no site saudelages.sc.gov.br/medicamentos 

Horário de atendimento 

O horário de atendimento da Farmácia Básica de Lages é das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. A exceção é o setor de medicamentos judiciais, que funciona em horário diferenciado, das 8h às 12h, pois o farmacêutico atende pela manhã nesse setor e à tarde é responsável por outro departamento. O telefone da Farmácia Básica Municipal é o 3251-7633. No caso do setor de alto custo, o ramal é o 3251-7622. 

Texto e Fotos: Flávio Fernandes

Imagens


EDITORIAS

14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina