Coronavírus: Município disponibiliza 500 testes rápidos da Covid-19 para colaboradores de clínicas de Lages conveniadas ao SUS

Profissionais assintomáticos que atuam nesses estabelecimentos credenciados ao SUS poderão fazer o teste rápido da Covid-19 ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde. Os atendimentos serão realizados mediante agendamento telefônico em local devidamente preparado

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou na segunda-feira (21 de setembro) a aplicação de testes rápidos da Covid-19 em colaboradores que atuam nas clínicas de Lages credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ação vai se estender até o dia 02 de outubro de 2020 e o atendimento será no 1º andar da Policlínica Municipal Ênio Pacheco de Andrade, no Centro da cidade.

O Diretor de Atenção Especializada, Cézar Espanhol explica que os profissionais desses estabelecimentos de saúde serão atendidos mediante agendamento e haverá limitação de testes diariamente. "Vamos realizar dois exames a cada 15 minutos, justamente para evitar aglomeração na Policlínica, por isso solicitamos que as clínicas conveniadas liguem para o 3251-7658 e marquem os horários para os seus colaboradores". 

A recomendação é que os funcionários que desejarem fazer o teste rápido tenham em mãos um documento de identificação original com foto, CPF e o cartão SUS e compareçam apenas no horário marcado. O resultado, independentemente de ser positivo ou negativo é entregue na hora e a pessoa recebe os devidos encaminhamentos. 

Os profissionais de saúde que atuam nos estabelecimentos de Lages credenciados ao SUS não são obrigados a fazer o teste, mesmo assim a auxiliar de Serviços Gerais Fabíola Laurindo Zanqueta que trabalha em uma clínica aproveitou o primeiro dia da ação para fazer o teste rápido. "Estamos no dia a dia interagindo com muitas pessoas lá na clínica, e poder fazer esse teste é muito gratificante. Nos dá tranquilidade para continuar a exercer nosso trabalho", acrescenta. 

A Gerente da Policlínica, Raquel Schulter Vieira, salienta que os 500 testes serão direcionados exclusivamente para profissionais assintomáticos. "Optamos por disponibilizar esse quantitativo de testes rápidos para os profissionais assintomáticos porque caso alguém apresente os sintomas característicos da Covid-19 e necessite passar pela testagem poderá encontrar esse serviço no Centro de Triagem". 

Importante salientar que essa ação não interfere nos atendimentos do Centro de Triagem da Covid-19, localizado no prédio do antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini. A estrutura continua funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Texto e Fotos: Flávio Fernandes

Imagens


EDITORIAS

14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina